O direito, a literatura, o mito e o juiz: construções em torno do verbo “decidir”

Autores

  • Fabiana Marion Spengler Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC
  • Theobaldo Spengler Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/423

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal estudar os mitos que envolvem a figura do juiz e sua principal atribuição, que é julgar, “decidir”. Para desenvolver tal objetivo, o texto discorrerá sobre as construções mitológicas do homem e suas relações com o rito como meio de diminuir a angústia e a incerteza da existência humana. Direcionando a discussão para a figura do juiz, será analisada a peça teatral “As vespas”, de autoria do grego Aristófanes, estreada em 422 a. C., abordando sua importância “mitológica” para debater a jurisdição atual.

Palavras-chave: mito, rito, juiz, literatura, resolução de conflitos. 

Biografia do Autor

Fabiana Marion Spengler, Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC

Doutora em Direito pelo programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – RS, mestre em Desenvolvimento Regional, com concentração na área Político Institucional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC – RS, docente dos cursos de Graduação e Pós Graduação lato e stricto sensu da última instituição, Coordenadora do Grupo de Estudos “Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos” vinculado ao CNPQ, advogada.

Theobaldo Spengler, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor mestre que leciona as disciplinas de Processo Civil I, II e III junto à graduação do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Integrante do Grupo de Estudos “Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos” vinculado ao CNPQ, advogado.

Downloads

Publicado

2011-07-20

Edição

Seção

Artigos