Desafios do ensino de História:

aprendizagem sobre as etapas da Revolução Burguesa por meio do jogo “tomando a Bastilha”

Autores

  • Renato Andreão Cora Instituto Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0923.06

Palavras-chave:

História. Ensino. Revolução Burguesa

Resumo

Essa pesquisa contempla uma estratégia didática para o ensino de Revolução Burguesa numa turma de 8º ano do ensino fundamental por meio de um jogo. O processo ensino-aprendizagem por meio desta atividade perpassa etapas que necessitam ser superadas por grupos de alunos mediados pelo professor-pesquisador em sala de aula. Sendo uma pesquisa de viés qualitativo, o diário de bordo foi o instrumento para coleta de dados e o objetivo foi desenvolver uma alternativa pedagógica para o ensino de Revolução Burguesa como resposta às deficiências de aprendizagem apresentadas em aulas tradicionais. A proposta obteve resultados consideráveis no que tange a compreensão crítica do tema por parte dos estudantes, porém, a dinâmica ainda necessita ser desenvolvida para estágios posteriores.

Biografia do Autor

Renato Andreão Cora, Instituto Federal do Espirito Santo

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este produto didático relatado no artigo foi pensado na aula de Metodologia de Ensino.

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Publicado

2021-05-14