A educação da criança na República Paraense: as propostas de José Veríssimo

Autores

  • Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães UNISINOS
  • Marlucy do Socorro Aragão Sousa

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v5i15.780

Resumo

Este texto analisa as ideias de educação utilizadas para subsidiar os processos de ensino da criança paraense em finais do século XIX. Apresenta uma breve contextualização do estado do Pará no período pós-independência em que surgiram diversos intelectuais preocupados com a formação da mente, moral e corpo da nação brasileira, dentre eles destacando-se o paraense José Veríssimo que fundou e dirigiu o Collegio Americano, em 1884. Utilizaram-se como fontes as obras Noticia Geral sobre o Collegio Americano (1888) e Educação Nacional (1906). Problematiza-se: Quais foram as teorias educacionais que influenciaram as propostas elaboradas por Veríssimo para a educação da criança? As proposições são de matriz positivista e evolucionista a partir de uma noção ligada aos preceitos de higiene, a fim de alcançar uma infância saudável e forte.Palavras-chave: História da Educação. José Veríssimo. Criança.

Biografia do Autor

Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães, UNISINOS

Doutora em Educação, Mestre em Serviço Social e Assistente Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA).  Desenvolvo pesquisa sobre história da infância, história da educação, educação em direitos humanos, meio ambiente e políticas públicas na Amazônia. 

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Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Dossiê