Novos apontamentos sobre o Ensino Religioso na escola pública paranaense

Autores

  • Meiri Cristina Falcioni Malvezzi Universidade Estadual de Maringá
  • Cezar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v5i15.667

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Legislação Educacional, Ensino Religioso.

Resumo

Este artigo discute o processo de regulamentação do Ensino Religioso na escola pública brasileira. É resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica, que teve como principais fontes os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), de 1997, e a legislação educacional brasileira relacionada ao contexto político da década de 1990, especialmente, os documentos produzidos no Estado do Paraná, considerado modelo nacional da atual proposta pedagógica do componente curricular. De acordo com a legislação vigente, o Ensino Religioso deve garantir o respeito à diversidade cultural e religiosa brasileira, bem como preservar o princípio de laicidade do ensino público.

                                                          

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Legislação Educacional. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso.

Biografia do Autor

Meiri Cristina Falcioni Malvezzi, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia (2010) e Mestrado em Educação (2012), pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Educação pela mesma Instituição (2015-2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Brasileira, História da Educação, Legislação Educacional. Exerce a função de Pedagoga na Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDS/PR).

Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação (UNICAMP: 1996). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Dossiê