MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1026.10Palavras-chave:
Memória, professor indígena, kaingang, kanhgágResumo
Esse estudo assume uma característica biográfica e memorial, na qual apresenta-se a trajetória de vida do pesquisador, de sua infância até a vida adulta, da vida escolar até vida acadêmica. Discutem-se aspectos de sua cultura e de sua diferença em relação a outras culturas, de como os mais velhos educam e a forma que seus pais lhe educaram. O fio condutor do texto memorial exposto é a trajetória de vida do professor até sua inserção no ensino superior, evidenciando suas descontinuidades, poucas oportunidades e enfrentamentos pessoais para a realização de seu projeto.
Referências
KONHKO FORTES, Josme. Memórias de um professor indígena. (Trabalho de Conclusão de Curso). Graduação em Pedagogia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2019
MENQ, Willian. Caburé (Glaucidium brasilianum) - Aves de Rapina Brasil, 2018. Disponível em: http://www.avesderapinabrasil.com/glaucidium_brasilianum.htm Acesso em: Dezembro de 2021.
MASCITTI, Dayane. Escola caingangue está desabando e tem pedido de reforma desde 2012. In: Jornal Vale dos Sinos Online, seção “Região”, São Leopoldo, 2015

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.