MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR INDÍGENA

Autores

  • Josme Konhko Fortes Pedagogo bilíngue kanhgág/português.

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1026.10

Palavras-chave:

Memória, professor indígena, kaingang, kanhgág

Resumo

Esse estudo assume uma característica biográfica e memorial, na qual apresenta-se a trajetória de vida do pesquisador, de sua infância até a vida adulta, da vida escolar até vida acadêmica. Discutem-se aspectos de sua cultura e de sua diferença em relação a outras culturas, de como os mais velhos educam e a forma que seus pais lhe educaram. O fio condutor do texto memorial exposto é a trajetória de vida do professor até sua inserção no ensino superior, evidenciando suas descontinuidades, poucas oportunidades e enfrentamentos pessoais para a realização de seu projeto.

Biografia do Autor

Josme Konhko Fortes, Pedagogo bilíngue kanhgág/português.

Josme (in memoriam) foi filho, irmão, pai, marido, amigo, conselheiro e professor bilíngue Kanhgág/português na Escola Estadual de Ensino Fundamental na comunidade kanhgág Por Fi Ga, atuando principalmente nos temas de educação étnico racial, educação indígena e escola indígena. Graduado em pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS 

Referências

KONHKO FORTES, Josme. Memórias de um professor indígena. (Trabalho de Conclusão de Curso). Graduação em Pedagogia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2019

MENQ, Willian. Caburé (Glaucidium brasilianum) - Aves de Rapina Brasil, 2018. Disponível em: http://www.avesderapinabrasil.com/glaucidium_brasilianum.htm Acesso em: Dezembro de 2021.

MASCITTI, Dayane. Escola caingangue está desabando e tem pedido de reforma desde 2012. In: Jornal Vale dos Sinos Online, seção “Região”, São Leopoldo, 2015

Downloads

Publicado

2022-01-21