TRANÇADO ENTRE CULTURAS, ENTRE LÍNGUAS

REFLEXÕES SOBRE A AUTORIA E A COAUTORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1026.04

Palavras-chave:

Colaboração intercultural, Coautoria, Aprendizagem simbólica-sensivel

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca das relações interculturais que podem atravessar a escrita acadêmica em coautoria, considerando o trançado entre culturas, línguas, entre o simbólico e o mitológico, densificado pelo movimento teórico-vivencial. No contexto de uma universidade comunitária (UNISC), de uma universidade pública (Unipampa) e de um grupo de pesquisa (Peabiru: educação ameríndia e interculturalidade UFRGS/UNISC), a relação entre pesquisadores indígenas e não indígenas fez emergir a Metodologia Vãfy, que convida a aproximar o que aparentemente não se junta: o mundo indígena e o não indígena. A narrativa de origem do povo Kaingang, que apresenta as metades clânicas kamé e kairú, inspira um desenho alternativo de produção acadêmica, cadenciado pelo protagonismo indígena que ensina a estar junto, construindo um campo de vivência intercultural que extrapola o espaço da universidade, reverberando nas relações humanas.

Biografia do Autor

Onorio Isaías de Moura , Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017), Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2018). Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação, PPGDU -- Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Areá de atuação Assessor de Comunicação, Assessor de Imprensa, Gerente de eventos, Relacionamento com o Cliente, Comunicação Institucional, Gerenciamento de Crise. Participa do projeto Anauê, com realização de vários projetos como; Acessibilidade e inclusão digital - Formação de professores em pauta na comunidade indígena de Serrinha e no campus Alegrete -RS. Produção e realização de um mini documentário em produção audiovisual na Comunidade indígena de Serrinha com o tema "ser kaingang" com o nome Serrinha - Aldeia Kaingang, disponível no Youtube. Tem especial interesse em educação kaingang, permanência de indígenas acadêmicos na universidade. Participa do Grupo de Pesquisa PEABIRU em parceria com a UNISC e UFRGS.

Sueli Krengre Candido, Escola Estadual Kaingang de Ensino Fundamental Bento Pi Góg

Professora na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Bento Pi Góg. Graduada em Licenciatura Intercultural na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), doutorado e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).  Professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. 

Maria Cristina Graeff Wernz, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Educação e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Literatura pela UNISC. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete. Secretária executiva na Coordenadoria de Educação a Distância, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de Educação, principalmente no que se refere aos seguintes temas: educação-tecnologia-inclusão; literatura-tecnologia; inclusão digital, curso normal, formação de leitores e educação a distância, interculturalidade.

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Publicado

2022-01-21