Trabalho, educação profissional e emprego: uma relação (im)possível à distribuição social de oportunidades sob o viés da empregabilidade?
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v1i3.109Palavras-chave:
Trabalho. Educação Profissional. Emprego.Resumo
O(s) sentido(s) estabelecidos entre educação profissional e trabalho através do ideário da modernidade tem na distribuição social de oportunidades a máxima da qualificação profissional, que possibilitaria automaticamente o aumento significativo das chances do trabalhador ao se tornar “competente”, isso configurado em princípios de um Estado burguês. Assim, elaborou-se, a seguinte problemática: como se configuram os sentidos atribuídos à expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica na região central do Estado do Rio Grande do Sul sob o viés da empregabilidade, nos discursos dos estudantes em Estágio final de curso dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, considerados como lócus de aproximações e distanciamentos relativos às justificativas de distribuição social das oportunidades, tendo como base a díade trabalho e educação? Para o desenvolvimento desta considerar-se-á o enfoque do materialismo histórico dialético. Esta pesquisa tem financiamento em andamento da ANPED/IPEA, sendo aprovada em concurso nacional.Downloads
Publicado
2012-03-16
Edição
Seção
Dossiê