O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos

Daniervelin Renata Marques Pereira, Joyce Vieira Fettermann, Danilo Rodrigues César

Resumo


O objetivo deste texto é colocar em discussão a definição de Recursos Educacionais Abertos (REA), a partir de uma sequência de postagens no grupo Recursos Educacionais Abertos, do Facebook, do dia 06 ao dia 14 de dezembro de 2015. Por meio de ferramentas da Semiótica Tensiva, propomos uma análise discursiva dos quatro tópicos de perguntas e respostas que organizam as postagens. Em diálogo, apresentamos algumas visões sobre REA como contribuição na construção do conceito. Este artigo se inscreve, então, entre o discurso sobre a definição e a construção das definições encontradas na literatura consultada, sendo ainda uma tentativa de encontrar limites e possibilidades sobre os REA.

Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos, discurso, definição.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank