Pesquisa colaborativa: reflexões sobre o processo de aprendizagem como prática social de uma professora pré-serviço de inglês

Luciane Kirchhof Ticks

Resumo


Neste artigo, discutimos as reflexões de uma professora de inglês pré-serviço acerca de suas ações em sala de aula, focalizando articularmente seus esforços para desenvolver atividades pedagógicas e avaliativas que tivessem em sua base a perspectiva de aprendizagem como processo social. Essas reflexões foram desencadeadas por meio de pesquisa colaborativa, durante a realização de estágio curricular supervisionado em uma escola pública de Santa Maria (RS), no decorrer de 2007. Os resultados indicam que a professora foi capaz de desenvolver uma prática pedagógica e avaliativa que focaliza a linguagem não apenas como um produto, mas como um processo social. Além disso, essa participante procurou problematizar as relações de poder no contexto escolar, chamando à atenção o desempoderamento de estagiários em relação a outros membros (professores titulares e supervisores e coordenadores)
no desempenho de suas atividades profissionais naquele espaço social.

Palavras-chave: pesquisa colaborativa, perspectiva sociocultural de aprendizagem, ensino de língua inglesa.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo