Idealizando soluções para o ensino de inglês em circunstâncias adversas: uma experiência na formação inicial

Michele Salles El Kadri, Telma Nunes Gimenez, Taisa Passoni, Samantha Ramos

Resumo


A necessidade de promover espaços de familiarização com o uso de tecnologias no ensino em cursos de formação inicial de professores
motivou a proposta de um minicurso em uma plataforma virtual, com foco no ensino de inglês em circunstâncias difíceis. Este artigo analisa uma tarefa do curso intitulado “Teaching English in troublesome circumstances”, oferecido como parte da carga horária de uma disciplina obrigatória do
currículo de um curso de Letras-Inglês, e na qual representações sobre a escola pública, seus alunos e professores foram explicitadas. Estas
representações revelaram visões estereotipadas sobre a escola pública, com professores e alunos considerados vítimas ou heróis que triunfam ou
perecem por suas características individuais. Concluímos que esta proposta precisa ser subsidiada por um planejamento que permita feedback das atividades de modo a proporcionar oportunidades de reflexão crítica sobre as produções, especialmente quando estas envolverem mundos imaginados que ainda guardam fortes vinculações com um quadro negativo no qual não se vislumbra saída.

Palavras-chave: ensino de inglês, formação inicial, ambiente virtual.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo