As ações do Programa Monumenta no patrimônio histórico da cidade de Pelotas/RS

Autores

  • Dary Pretto Neto UFPEL
  • Juliane Conceição Primon Serres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v8i21.970

Palavras-chave:

Patrimônio, Monumenta, Políticas Públicas

Resumo

Resumo: A inclusão da cidade de Pelotas, na lista de prioridades de conservação elencadas pelo programa Monumenta, deu-se pela importância do patrimônio histórico e cultural pelotense no cenário nacional. O objetivo deste estudo foi descrever as ações do Monumenta no patrimônio histórico da Cidade de Pelotas/RS, assim como as parcerias entre órgão públicos e privados em ações de preservação. O programa federal de preservação ao patrimônio histórico Monumenta, além da preservação do patrimônio e do desenvolvimento econômico e social, visava a recuperação sustentável do patrimônio investido e atuou na preservação e restauração de imóveis públicos e privados, na elaboração de projetos e ações, voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural, e em diversas ações extraprograma.

 

 


Biografia do Autor

Dary Pretto Neto, UFPEL

Graduação em Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Pelotas, mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas . Professor da Faculdade de Administração e de Turismo na Universidade Federal de Pelotas. 

Juliane Conceição Primon Serres, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Museologia pela Universidad de Granada na Espanha, mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora na Universidade Federal de Pelotas, do Curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Downloads

Publicado

2019-07-16