A África e a cultura afro-brasileira nas práticas pedagógicas da educação para jovens e adulto: um estudo de caso em uma escola estadual de Linhares-ES

Autores

  • Cidimar Andreatta Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Nilceia dos Santos Reis

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.10

Resumo

Este trabalho possui, como temática central, a discussão acerca das questões étnico-raciais e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar cujo objetivo é investigar o trabalho com as questões étnico-raciais em uma escola de Jovens e Adultos da rede estadual de Linhares. Ressaltamos a importância de discutirmos a referida temática na educação básica, tendo em vista ainda presenciarmos pouco conhecimento e segurança por parte dos professores em cumprir o que preceitua tal legislação. O trabalho se configura como de natureza bibliográfica e aplicada com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, realizado em uma escola estadual no município de Linhares, estado do Espírito Santo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionário, diário de campo e ficha de observação de pesquisa, que foram analisados em categorias temáticas e análises interpretativas. Os resultados da pesquisa demonstraram que o trabalho escolar relacionado as questões étnico-raciais ainda está muito restrito ao componente curricular de Arte e História assim como em atividades e eventos pontuais

Biografia do Autor

Cidimar Andreatta, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Ifes)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Cruzeiro do Sul.

Nilceia dos Santos Reis

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Iniciação à pesquisa e extensão universitária