A África e a cultura afro-brasileira nas práticas pedagógicas da educação para jovens e adulto: um estudo de caso em uma escola estadual de Linhares-ES
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.10Resumo
Este trabalho possui, como temática central, a discussão acerca das questões étnico-raciais e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar cujo objetivo é investigar o trabalho com as questões étnico-raciais em uma escola de Jovens e Adultos da rede estadual de Linhares. Ressaltamos a importância de discutirmos a referida temática na educação básica, tendo em vista ainda presenciarmos pouco conhecimento e segurança por parte dos professores em cumprir o que preceitua tal legislação. O trabalho se configura como de natureza bibliográfica e aplicada com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, realizado em uma escola estadual no município de Linhares, estado do Espírito Santo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionário, diário de campo e ficha de observação de pesquisa, que foram analisados em categorias temáticas e análises interpretativas. Os resultados da pesquisa demonstraram que o trabalho escolar relacionado as questões étnico-raciais ainda está muito restrito ao componente curricular de Arte e História assim como em atividades e eventos pontuaisDownloads
Publicado
2020-12-31
Edição
Seção
Iniciação à pesquisa e extensão universitária
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.