A relação colonial e a luta pela libertação nacional em Albert Memmi e Frantz Fanon
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0923.07Resumo
O texto analisa alguns aspectos do pensamento de dois autores que refletiram acerca da relação colonial e da posterior luta de libertação nacional, em especial no norte da África. São eles: Albert Memmi, na obra clássica Retrato do Colonizado precedido de Retrato do Colonizador, publicado em 1955, e Frantz Fanon, nos textos que compõe a livro Os condenados da Terra, de 1961. Pretende-se analisar a forma como os autores pressupõe que se desenvolva a situação colonial e a luta pela independência em relação à metrópole, destacando aspectos que se referem em específico à luta argelina, que se desenrolou entre 1954 e 1962.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.