Os caminhos de uma evolução departamentalizada
o caso da agência Eclectica, 1914 a 1940
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2025.1.4Resumo
O presente artigo busca apresentar um estudo de caso sobre a trajetória de evolução gerencial da agência Eclectica, conhecida pela historiografia da publicidade como a primeira agência profissional a se instalar no país no início do século XX. O percurso realizado por essa empresa demonstra a passagem de uma atividade realizada sob o signo da precariedade e descriminação. Ao fim do nosso recorte estudado, nosso objeto de estudo consolida-se como uma das principais agências do ramo e como um mercado consolidado para esse ramo comercial. Portanto, o caminho de realização desta empresa é reflexo do aproveitamento das oportunidades que o gerenciamento da agência sobre se aproveitar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.