Tambor, batuque, canoas
as raras fontes sobre a presença indígena em Aracruz/ES na virada do século XIX para o XX
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2023.1.19Palavras-chave:
Povos indígenas, Tupinikim, BrasilResumo
Apresento e transcrevo aqui dois documentos relevantes para os estudos sobre a presença de indígenas no então município de Santa Cruz, hoje Aracruz, no Espírito Santo. Essa população, apesar da ocupação contínua de territórios tradicionais, foi invisibilizada pelo Estado brasileiro e demais fontes escritas entre cerca de 1889 e 1950, com abundantes fontes documentais antes e depois desse período. Um dos documentos é uma notícia em jornal de 1910 que menciona “índios de Caeira Velha”, o outro é um decreto de posturas municipais de 1896 que, sem citá-los diretamente, legisla sobre diversas práticas comuns entre os indígenas daquela região, de modo que eles aparecem nas entrelinhas.
Palavras-chave: Povos indígenas. Tupinikim. Brasil
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.