DE ELEOTÉRIOS A POTIGUARAS

A VERDADE SOBRE SI DO POVO ORIGINÁRIO QUE VIVE ÀS MARGENS DO RIO CATU NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2023.1.18

Resumo

A virada do século XX para o século XXI constitui um divisor de águas no perceber-se indígena do povo que vive às margens do Rio Catu. O estudo verifica como o discurso contra hegemônico revela a verdade sobre si dos povos originários. Vale-se de uma abordagem qualitativa com revisão narrativa e sistemática da literatura, observação participante, uso de tecnologias e realização de entrevistas. O dizer sobre si dos Potiguaras do Katu tem estreita relação com a recepção de visitantes inseridos no universo acadêmico. Não são apenas os agentes externos que vêm colaborando para a reescrita historiográfica sobre o povo do Catu, eles próprios vêm reescrevendo a verdade sobre si. Uma verdade que remete a saída do olhar cristalizado para indígena do século XVII. Tal processo soma-se às vozes latino-americanas no sentido de se buscar Estados Plurinacionais. No Brasil, dispositivos como o PL 490/2007 tem se colocado como um obstáculo para tal.

Biografia do Autor

Ana Neri da Paz Justino, UFRN/IFRN

Graduada em Turismo; Especialista em Educação Ambiental e em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior; e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (UnP). Atualmente é acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN e Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atuou como Professora DNS III da Universidade Potiguar (UnP) e Professora Auxiliar na Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de turismo, docência, administração pública, cultura, lazer, recreação, meio ambiente, eventos e planejamento público e privado. É gestora ambiental habilitada pelo Programa Nacional de Gestores Ambientais. Atua como tutora e autora de material didático para EaD. Atuou consultora nas áreas de domínio de formação em projetos desenvolvidos pela Fundação Para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (FUNDEP/RN), como educadora ambiental e patrimonial no Projeto Barco-Escola Chama-Maré (IDEMA/RN - FUNDEP/RN) e como coordenadora de Turismo na Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim/RN. 

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Programa de Pós graduação em turismo / PPGTUR - UFRN

Bacharel em turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003), mestre em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia - UESC/UFBA (2006), doutor em ciências do desenvolvimento sócioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA (2012). Foi professor de ensino superior e coordenador do curso de turismo do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM no período entre fevereiro de 2005 à abril de 2010. Foi coordenador do Programa de Pós graduação em turismo / PPGTUR - UFRN (Mestrado e Doutorado - no período de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2017). É membro integrante do grupo de pesquisa em Turismo, Cultura e Meio Ambiente da UFPA. Tem experiência em consultoria turística e em processos participativos. É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo (GEPPOT/UFRN/CNPQ). É professor associado II do departamento de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Natal. Realizou em 2018 um estágio pós doutoral (PNPD/CAPES) no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA / UFPA, com intercâmbio no Crime and Security Research Institute, Cardiff University (Reino Unido). Atualmente realiza estágio pós doutoral na Universidade de Dalhousie (Nova Escócia/Canadá), com apoio da CAPES/PRINT/UFRN. 

Maria da Conceição da Paz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia - Licenciatura (2011) e Bacharelado (2008) e Mestrado Profissional em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Ensino de Geografia, Educação ambiental e Estudos de Impacto Ambiental. Atualmente é prof. Ens básico, Técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 

Diogo Moreno Santos, Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Servidor público no Governo do Estado do Rio Grande do Norte, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) com habilitação em Antropologia e licenciatura em Sociologia. Temas de interesses: Direitos Humanos, Cultura Popular e Relações Étnicorraciais, Educação Ambiental e Gestão Pública. Experiência em pesquisa empírica com ênfase em etnografia audiovisuais.

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Publicado

2024-01-12