As REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS DE GOIÁS NA REVISTA A INFORMAÇÃO GOYANA
(1917-1935)
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2023.1.17Palavras-chave:
Povos Indígenas, A Informação Goyana, RepresentaçõesResumo
Este artigo busca analisar como os povos indígenas de Goiás foram abordados na Revista A Informação Goyana – uma publicação mensal, fundada por dois goianos no Rio de Janeiro – que circulou entre os anos de 1917 e 1935. Embora o espaço dedicado às questões indígenas do período seja bastante reduzido, não se configurando como tema central na revista, a temática aparece, por exemplo, por meio da publicação dos discursos de deputados defendendo medidas de proteção aos autóctones, algumas matérias versando sobre as características dos povos indígenas da região, e suas lendas, e, em algumas edições, há a transcrição de vocábulos indígenas com seus significados. Assim, o objetivo central deste texto é buscar compreender a visão difundida na revista sobre os povos indígenas de Goiás no período, os principais problemas enfrentados por eles, o teor das matérias que tratam do tema, o pensamento predominante sobre eles, bem como as medidas propostas em defesa de seus interesses.
Referências
ALENCASTRE, José Martins Pereira de. Anais da Província de Goiás. Goiânia, Sudeco/Governo de Goiás, 1863, 1979.
BARBOSA, Altair Sales et al. O Piar da Juriti Pepena – Narrativa Ecológica da Ocupação Humana do Cerrado. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2014.
BARRETO FILHO, Henyo Trindade. O “Governo dos Índios” numa perspectiva antropológica. Anuário Antropológico/95, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 275-303, 1996.
BERTRAN, P. História da Terra e do Homem no Brasil Central. Eco-história do Distrito Federal. Do indígena ao colonizador. Ed. Revisada e Atualizada. Brasília: Verano, 2000.
CUNHA, Manoela Carneiro (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. Secretaria Municipal de Cultura: FAPESP, 1992. p. 397-412.
KARASCH, Mary. Catequese e cativeiro: política indigenista em Goiás, 1780-1889. CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios do Brasil. São Paulo: FAPESP; Companhia das Letras, 1992.
LOBATO, Ana. Da exibição dos filmes da Comissão Rondon. FREIRE, Marcius. PENAFRIA, Manuela (Eds). Revista Digital de Cinema e Fotografia. Universidade da Beira Interior e Universidade de Campinas, 2015. p. 300-323.
MENDES JUNIOR, João. Os indígenas do Brasil, seus direitos individuais e políticos. São Paulo: Tipografia Hennies Irmãos, 1912.
NEPOMUCENO, Maria de Araújo. O papel político educativo de A Informação Goyana na construção da nacionalidade. Goiânia: UFG, 2003.
OLIVEIRA, Lúcia, Lippi. A natureza na interpretação do Oeste: sertão e fronteira no pensamento brasileiro. In: DUTRA, Sandro; SÁ, Dominichi Miranda de; SÁ, Magali Romero (Orgs.). Vastos Sertões: história e natureza na ciência e na literatura. 1 Ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015. p. 21-40.
OLIVEIRA, Lúcia, Lippi. Prefácio. SILVA, Sandro Dutra; PIETRAFESA, José Paulo; FRANCO, José Luiz Andrade; DRUMMOND, José Augusto; TAVARES, Giovana Galvão (Orgs.). Fronteira Cerrado: Sociedade e Natureza no Oeste do Brasil. Goiânia: Ed. PUC Goiás; Gráfica e Editora América, 2013. p. 9-11.
PÁDUA, Andréia Aparecida Silva de. A sobrevida da Marcha para o Oeste. Estudos, Goiânia, v. 34, n. 7/8, p. 623-643, jul/ago, 2007.
PALACIN, Luís; MORAES, Maria A. de S. História de Goiás (1722-1972). 5 ed. Goiânia: Ed. UCG, 1989.
PEDROSO, Dulce Madalena Rios. Avá-Canoeiro. In: OSSAMI DE MOURA, Marlene Castro. Índios de Goiás. Uma perspectiva histórico-cultural. Goiânia: Editora UCG; Editora Vieira; Editora Kelps, 2006.
QUINTELA, Antón Corbacho. Os Índios “Goya”, Os Fantasmas e Nós. Revista UFG, Ano VIII, n. I, Jun. 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48083 Acesso em: 07/01/2021.
REVISTA A INFORMAÇÃO GOYANA - 1917/1935. Rio de Janeiro, (Digitalizado).
RIBEIRO, Darcy. Os índios e a Civilização: a integração das populações indígenas no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
SCHADEN, Egon. A obra científica de Paul Ehrenreich. Revista de Antropologia, v. 12, n. 1-2, p. 83-86. Disponível em: http://www.etnolinguistica.org/biblio:schaden-1964-obra. Acesso em 06/01/2021.
SILVA, Lorranne Gomes da. Avá-Canoeiro, a resistência dos bravos no Cerrado do norte goiano: do Lugar ao Território – Dissertação (Mestrado) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2010.
SOUZA LIMA, Antônio Carlos de. Um grande Cerco de Paz. Poder Tutelar, Indianidade e Formação do Estado Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1995.
TACCA, Fernando de. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, n.1, jan.-mar. 2011, p.191-223.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.