O céu dos pretos nas vozes de um homem negro
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.04Palavras-chave:
Negro. Identidades. Representatividade.Resumo
O objetivo geral desse artigo é apresentar reflexões acerca da problematização de uma narrativa racializada, valorizando as experiências e relatos de um sujeito negro nascido na cidade de Ponta Grossa e integrante de diferentes segmentos do Movimento Negro local; quanto aos objetivos específicos, busca-se compreender como se deu o processo de valorização identitária desse indivíduo e quais as referências de negritude que o constituíram até então. Tal pesquisa possuí caráter qualitativo (MINAYO, 1994) e se consolidará através da interação das perspectivas teórico- metodológicas proposta pelo círculo bakhtiniano (1929/2005) acerca do dialogismo e da comunicação responsiva, tendo como ponto de partida a História Oral, que tem como desafio a finalidade social essencial da história, podendo ser um meio de transformação, tanto do conteúdo, quanto da finalidade da própria história (THOMPSON, 1992). A análise discursivas fora realizada após o processo de construção da entrevista, considerada por Minayo (2001) como o procedimento mais usual no trabalho de campo e que traz informações presentes na fala dos atores sociais entrevistados.
Palavras-Chave: Negro. Identidade. Representatividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.