Passado e educação: conceito epistemológico e professores de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.05

Palavras-chave:

Passado. História. Educação. Epistemologia. Professores

Resumo

O texto discute como o conceito epistemológico de passado se relaciona com a ciência histórica e as ideais de História de professores, que são antes de tudo historiadores, e como está sendo apresentada, discutida e ensinada na educação brasileira no século XXI. Apresenta seis categorias que mostram como o professor de história estabelece relações entre presente, passado e novamente presente, a partir da epistemologia da ciência de referência: passado estático, para criar empatia, enquanto memória e memorização, para orientação e histórico, e exemplifica com ideias apresentadas pelos professores. Se embasa teoricamente a partir das obras de Jörn Rüsen, Michael Oakeshott, Reinhart Koselleck, Peter Lee, David Lowenthal, e Peter Seixas. Tece considerações sobre como os professores entendem o passado e a epistemologia da ciência de referência na construção da relação o historiador inserido na sociedade da atualidade.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná Programa de Pós Graduação em Educação Prof. Adjunta

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013), área de concentração: Educação, Cultura e Tecnologia com a tese: "A SIGNIFICÂNCIA DO PASSADO PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA. Possui mestrado em Educação pela PPGE/UFPR (2001) sendo bolsista CAPES e graduação em História pela UFPR (1995) sendo bolsista PET/CAPES e Prolicen/UFPR.

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Publicado

2020-12-31