Uma história feita na rua: história pública da EMEF Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.02Palavras-chave:
População em situação de rua, movimentos sociais, história pública.Resumo
Este artigo busca apresentar o projeto EPA 25 +1: uma história feita na rua que pretende desenvolver atividades que busquem resgatar e publicizar a história e a memória da E.M.E.F Porto Alegre – EPA ao longo de sua trajetória desde 1995. Esta escola, desde sua fundação, é voltada para o atendimento de população em situação de rua, inicialmente crianças e, a partir de 2009, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Serão realizadas pesquisas históricas no arquivo da instituição além de entrevistas de história oral realizadas com pessoas que atuaram na EPA em diferentes momentos. O artigo está dividido em três partes: inicialmente será feito uma apresentação da EMEF Porto Alegre e uma breve revisão sobre a questão da população em situação de rua, em especial do caso de Porto Alegre. Em um segundo momento será feito um levantamento sobre os debates oriundos da história pública que dialogam com o projeto. Finalmente serão apresentados os problemas e os objetivos do projetoDownloads
Publicado
2020-12-31
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.