O ingresso do tema indígena no espaço museal: o caso do museu histórico de Cambé (1985-2016)
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.08Palavras-chave:
Educação Patrimonial. Museu Histórico de Cambé. Sítio Arqueológico Fazenda Santa Dalmácia.Resumo
A inclusão da presença indígena no local que tem o poder de institucionalizar e propagar memórias e discursos, por meio do trabalho relacionado à educação patrimonial, é um desafio. Este trabalho teve por objetivo refletir como novos conceitos relacionados à presença do indígena, do Sítio Arqueológico “Fazenda Santa Dalmácia”, e da possível Missão Jesuítica “San Joseph” no município de Cambé, são expressos nas iniciativas do Museu Histórico de Cambé (MHC), no processo de educação patrimonial realizada com crianças das escolas municipais e o público visitante, onde há influência direta na formação da identidade e desmistificação do discurso da Companhia de Terras Norte do Paraná, disseminado na região desde a origem do município (déc. 1930). Buscou-se por meio do mapeamento dos relatórios de atividades do MHC, confeccionados entre 1985 a 2016, responder a problemática desta pesquisa: identificar quando e como o tema indígena adentrou o espaço da educação patrimonial do MHC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.