CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ - 2024/1

2022-01-21

A proposta tem como objetivo refletir sobre o que chamamos de “mundo rural”, no seu contexto particularmente histórico e social, a partir de diferentes temáticas, ademais de múltiplos olhares e concepções teóricas e metodológicas. O meio rural brasileiro tem sido alvo das pesquisas acadêmicas desde muito cedo, sendo elemento que deu origem aos debates da História Agrária e Rural, por exemplo, mas que também circunda outros âmbitos do debate historiográfico. Ao observar as distintas análises, partimos de uma perspectiva ampliada desta nomenclatura generalizante, tais como, aquelas que caminham entre o âmbito econômico, tendo em vista debates acerca das questões fundiárias, de usos do solo, condições de produção, reprodução e consumo no meio rural (dos seus vínculos com o capitalismo ao longo dos últimos séculos) até questões que envolvem aspectos culturais, naquilo que tange às identidades, as ruralidades, modos de viver, saber e fazer do campo, das relações com as cidades, entre outros, privilegiando os diferentes contextos históricos e espaciais, neste caso em particular, referentes ao Brasil. Nesse sentido, consideramos contribuições que busquem refletir também acerca de novas perspectivas e desafios que se desenvolvem a partir das mudanças das condições (políticas, econômicas e ambientais majoritariamente) no campo nas últimas décadas, as quais tem compreendido alterações nas relações sociais e características de atribuição e autorrepresentação dos seus habitantes e demais protagonistas, tanto naquilo que tange aos aspectos sócio-econômicos, como naquilo que entendemos importante nas questões de migrações, gênero, meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, propriedade, patrimônio, paisagens, educação, memórias, saberes, sabores, lutas e resistências. Observar as transições materiais e subjetivas das configurações daquilo que denominamos mundo rural e compreender os diferentes fenômenos decorrentes deste espaço social. Nesse contexto, cabe incorporar debates acerca de uma composição multidisciplinar que perpassa a História, a

Sociologia, o Desenvolvimento Rural, a Antropologia, a Pedagogia, entre muitas outras áreas do conhecimento capazes de produzirem conhecimento acerca desta temática geral e abrangente