Puzzles films: a narrativa não linear de Christopher Nolan no filme Dunkirk
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2019.3382.04Resumo
A pesquisa realizada neste estudo concentra-se na construção de narrativas cinematográficas, mais especificamente no filme Dunkirk (2017), do cineasta Christopher Nolan, a qual se apresenta de maneira não linear, caracterizada por ser um puzzle film. O objeto empírico do estudo apresenta histórias de três personagens distintos que estão incluídos em um mesmo relato. Alguns fatos se repetem e ações passam na tela mais de uma vez, sob diferentes perspectivas. Nesse contexto, a pesquisa reconhece e compreende como estas técnicas narrativas são construídas. Para este fim, foi realizado um levantamento teórico com especificações de diferentes tipos de narrativas cinematográficas, atentando para questões temporais e espaciais.
Palavras-chave: Cinema. Narrativa. Não-linearidade. Puzzle Film.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.