Puzzles films: a narrativa não linear de Christopher Nolan no filme Dunkirk

Autores

  • Michele Kapp Trevisan Universidade Franciscana (Santa Maria/RS, Brasil)
  • Leonardo Oliveira Dalla Porta Universidade Franciscana (Santa Maria/RS, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2019.3382.04

Resumo

A pesquisa realizada neste estudo concentra-se na construção de narrativas cinematográficas, mais especificamente no filme Dunkirk (2017), do cineasta Christopher Nolan, a qual se apresenta de maneira não linear, caracterizada por ser um puzzle film. O objeto empírico do estudo apresenta histórias de três personagens distintos que estão incluídos em um mesmo relato. Alguns fatos se repetem e ações passam na tela mais de uma vez, sob diferentes perspectivas. Nesse contexto, a pesquisa reconhece e compreende como estas técnicas narrativas são construídas. Para este fim, foi realizado um levantamento teórico com especificações de diferentes tipos de narrativas cinematográficas, atentando para questões temporais e espaciais.

Palavras-chave: Cinema. Narrativa. Não-linearidade. Puzzle Film.

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Publicado

2019-02-17

Edição

Seção

Artigos