Sobre a Revista
Foco e Escopo
Verso e Reverso é uma revista acadêmica que se dedica à construção de um espaço arbitrado de publicação para o desenvolvimento da comunidade de pesquisadores e críticos com interesse em comunicação midiática.
A revista é interdisciplinar à medida que os processos de construção de conhecimento chamam para si diferentes apoios e perspectivas epistemológicas necessários para uma maior compreensão dos processos comunicacionais e seus resultados.
Tendo como missão sondar as direções em que esta área do conhecimento avança, a revista publica trabalhos teóricos e empíricos que explorem os processos, antecedentes e consequências da comunicação na sociedade voltados aos seguintes campos:
- Tecnologias comunicacionais: afetações tecnológicas e relações entre produção e recepção.
- Práticas comunicacionais: espaço da subjetividade, o fazer que se refere ao jornalismo, arte, entretenimento e cultura.
- Audiovisualidades: estudo das formas imagéticas e/ou não imagéticas que se relacionam ao documental, à ficcionalidade e ao espetáculo.
- Crítica das práticas midiáticas: reflexão crítica sobre as práticas e os produtos mediáticos.
- Metodologias para o estudo dos objetos comunicacionais: procedimentos experimentais, aplicações e teorias voltadas aos objetos da comunicação.
- Cultura dos meios: interseção entre sociedade, cultura e meios de comunicação. Midiatização, midiologia, sociedade da informação, bios midiático e comunicação não humana.
- Economia política da comunicação: comunicação pública, poder e sociedade, indústria criativa, relação entre os campos da economia, política e comunicação.
- Jornalismo: crítica das práticas jornalísticas, linguagem e narrativa, estudos da produção jornalística, ética e deontologia.
Até 2003 foi publicada em papel (ISSN: 0103-1414) passando a circular digitalmente a partir do Vol. 17, No 37: Ano XVII - 2003/2(ISSN: 1806-6925).
Os procedimentos editoriais seguem a orientação da Web of Science para periódicos científicos. A revista observa os seguintes quesitos:
a) Enquadramento no escopo da revista e atendimento estrito às normas para publicação;
b) Recomendação a partir da avaliação pelos pares;
c) Prioridade à descoberta científica e à invenção metodológica ou conceitual;
d) Impacto sobre o campo científico da comunicação;
e) Prioridade para artigos que preencham os quesitos acima redigidos em inglês.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.
A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
- Recomendação dos pareceristas;
- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
- E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
- Aceitar;
- Correções obrigatórias;
- Submeter novamente para avaliação;
- Enviar para outra revista;
- Rejeitar
- Ver comentários
Política de Acesso Livre
Verso e Reverso oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o seu conteúdo está disponível, sem custos ao usuário ou à sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou criar links para os artigos completos desse periódico sem pedir autorização prévia ao autor ou editor. Esta política está de acordo com as diretrizes de acesso livre definidas pelo BOAI.
Verso e Reverso
Publicação quadrimestral (abril, agosto e dezembro) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).