A figura do diabo como produção de presença no Neopentecostalismo Contemporâneo: incursões no heavy metal cristão

Autores

  • Angela Mastella Coradini Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.81.06

Resumo

Neste texto, argumentamos que, nos shows de heavy metal Cristão, ocorre uma dupla produção de presença, na qual a figura do diabo se constitui como presença, por meio de materialidades, em princípio seculares, as quais, desinterditadas, atuam no metal cristão. Primeiro, a presença de Deus, na Palavra, tomada como atualização do Divino, em sua dimensão material, invocada para expurgar e banir a figura do diabo situado na forma individual ou na forma de legiões que lhe é atribuída. Segundo, por meio de práticas organizadas na forma de ministérios encarregados das chamadas batalhas espirituais. Fazer presentes elementos diabólicos para depois negá-los é uma cruzada reafirmada cotidianamente, no metal cristão. O texto tem como aporte teórico os estudos sobre produção de presença de Hans Ulrich Gumbrecht (2010–2015) e o material de pesquisa de campo sobre heavy metal cristão, e visa contribuir para delinear uma das práticas neopentecostais contemporâneas discorrendo sobre as articulações entre ministérios undergrounds criados para combater o demônio e a sonoridade heavy metal vinculada ao discurso bíblico.

Palavras-chave: diabo, heavy metal cristão, neopentecostalismo, produção de presença.

Biografia do Autor

Angela Mastella Coradini, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda e Mestre no Programa de Pós-graduação em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Doutorado Sanduíche, em andamento, pelo PDSE da Capes, na Universidade do Algarve, Portugal.

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista, campus Assis. Doutora (2006) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004) e Pós-Doutorado em Psicologia Social na PUCSP (2015-2016).

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos