As representações de bruxaria na série Salem: um estudo comparativo

Autores

  • Isabel Cristine Machado de Carvalho Universidade Potiguar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoel Pereira da Rocha Neto Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.04

Resumo

Neste artigo, trazemos a série de TV Salem para analisarmos elementos da bruxaria utilizados como parte da construção da trama. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e desenvolvemos uma análise comparativa que leva em consideração os seguintes aspectos: as bruxas em Salem; a divindade das bruxas; a transmissão do saber bruxo; os familiares e a marca da bruxa; o sabá, os voos noturnos e os objetos mágicos. As práticas e representações de bruxaria, configuradas nos episódios da série, revelam muito mais aproximações do que distanciamentos no tocante aos aspectos considerados reais por praticantes tanto da bruxaria tradicional quanto da moderna, e também se abeiram dos relatos inquisitoriais durante o período mais elevado de caça às bruxas, entre 1560 e 1660.

Palavras-chave: Salem, bruxaria, ficção televisiva.

Biografia do Autor

Isabel Cristine Machado de Carvalho, Universidade Potiguar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora dos Cursos de Comunicação Social da Escola de Comunicação e Artes - Universidade Potiguar. Coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Tem experiência na área de Educação e Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas jornalísticas, perfis de jornalistas, representação da mulher por meio dos impressos e história do jornalismo brasileiro.

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado (2005) e Mestrado em Educação (2002) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999); Atualmente é pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Professor da Universidade Potiguar (UnP), na área de Comunicação (Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado Profissional de Administração da UnP (Conceito 4).

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos