As representações de bruxaria na série Salem: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2018.32.79.04Resumo
Neste artigo, trazemos a série de TV Salem para analisarmos elementos da bruxaria utilizados como parte da construção da trama. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e desenvolvemos uma análise comparativa que leva em consideração os seguintes aspectos: as bruxas em Salem; a divindade das bruxas; a transmissão do saber bruxo; os familiares e a marca da bruxa; o sabá, os voos noturnos e os objetos mágicos. As práticas e representações de bruxaria, configuradas nos episódios da série, revelam muito mais aproximações do que distanciamentos no tocante aos aspectos considerados reais por praticantes tanto da bruxaria tradicional quanto da moderna, e também se abeiram dos relatos inquisitoriais durante o período mais elevado de caça às bruxas, entre 1560 e 1660.
Palavras-chave: Salem, bruxaria, ficção televisiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.