Identidades fragmentadas em Garotos de Programa de Gus Van Sant

Autores

  • Daniela de Paula Gomes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.06

Resumo

O presente artigo pretende explorar o filme Garotos de Programa (1991), do cineasta Gus Van Sant, partindo de diferentes abordagens sobre a percepção da fragmentação da identidade cultural contemporânea na perspectiva dos estudos culturais. Apropriamo-nos, especialmente, das proposições sobre o sujeito nos trabalhos de Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva, de modo a compreender de que forma essa condição de fragmentação se configura no filme e em seus personagens.

Palavras-chave: identidades, fragmentação, Garotos de Programa, Gus Van Sant.

Biografia do Autor

Daniela de Paula Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Temporalidades pela mesma instituição. Realiza pesquisa na linha de práticas comunicacionais e tempo social com foco no cinema do cineasta Gus Van Sant.

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Publicado

2016-05-12