Configurações do western contemporâneo: Assalto à 13ª DP e O Som ao Redor

Autores

  • Cyntia Gomes Calhado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.05

Resumo

Por meio de uma leitura genérica dos filmes Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, John Carpenter, 1976) e O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) a partir da metodologia proposta por Rick Altman (2011), pretende-se analisar de que forma os filmes ressignificam o western. O estudo comparativo tem o objetivo de demonstrar que as diferenças no processo histórico de institucionalização da lei nos Estados Unidos e no Brasil influem nos aspectos do gênero apresentados pelos longas.

Palavras-chave: western contemporâneo, institucionalização da lei, formação da nação.

Biografia do Autor

Cyntia Gomes Calhado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do curso de Rádio e TV no FIAM-FAAM Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2016-05-12