Configurações do western contemporâneo: Assalto à 13ª DP e O Som ao Redor
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.05Resumo
Por meio de uma leitura genérica dos filmes Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, John Carpenter, 1976) e O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) a partir da metodologia proposta por Rick Altman (2011), pretende-se analisar de que forma os filmes ressignificam o western. O estudo comparativo tem o objetivo de demonstrar que as diferenças no processo histórico de institucionalização da lei nos Estados Unidos e no Brasil influem nos aspectos do gênero apresentados pelos longas.
Palavras-chave: western contemporâneo, institucionalização da lei, formação da nação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.