Mas, afinal, o que é o Tinder? – Um estudo sobre a percepção que os usuários têm do aplicativo

Autores

  • Ana Luiza de Figueiredo Souza escritora, pesquisadora independente

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.03

Resumo

Colin Campbell afirma que o hedonismo, ou seja, a busca pelo prazer, é o que movimenta tanto os desejos de consumo quanto as relações interpessoais dos indivíduos modernos. Já Zygmunt Bauman defende que, na sociedade de consumidores, a conduta e as relações dos indivíduos são influenciadas por valores de mercado inseridos na essência de atividades cotidianas. Este artigo apresenta uma pesquisa survey na qual são entrevistados usuários do aplicativo Tinder, a fim de verificar até onde as proposições desses teóricos se aplicam ao modo como os usuários percebem o aplicativo e se relacionam com as outras pessoas que o utilizam.

Palavras-chave: relacionamentos interpessoais, hedonismo moderno, sociedade consumidora, Tinder.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Figueiredo Souza, escritora, pesquisadora independente

Ana Luiza Figueiredo é formada em Publicidade e Propaganda pela UFRJ e atua como produtora de conteúdo e redatora publicitária. Escreve para a revista digital Afronte e também no site Obvious, além de ter publicações na Revista Desenredos, Ideia de Marketing, Revista Subversa, Up Date or Die, entre outros periódicos e sites relevantes. Participa de cinco antologias literárias e, no final de 2015, lança seu primeiro livro infantil: O Mirabolante Doutor Rocambole (Selo Off Flip). Atualmente desenvolve seu projeto de Mestrado.  analuiza.dfigueiredo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-05-19