Internet e eleições: as estratégias dos candidatos à Presidência em 2014 em suas fanpages
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.02Resumo
O artigo analisa o uso das redes sociais, mais especificamente das fanpages, pelos candidatos à Presidência da República em 2014, a fim de identificar que estratégias foram acionadas pelos atores políticos. Discute-se, dessa forma, como a comunicação digital está sendo incorporada na vida social, no jogo político e nos embates eleitorais. Para isso, o artigo traz o debate sobre democracia e participação política (Dahl, 1997; Santos, 1993), a interface mídia e política (Bourdieu, 1998; Gomes, 2004; Lima, 2006) e internet e eleições (Aggio, 2011; Gomes, 2011; Recuero, 2009). Para desenvolver a análise, a metodologia é baseada no trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), da PUC-SP (Cf. Bachini et al., 2013), em que é feito um mapeamento das principais estratégias e temas nas fanpages dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), que disputam o segundo turno da eleição, com um recorte feito entre junho e outubro de 2014.
Palavras-chave: estratégias midiáticas, eleição presidencial 2014, fanpage.
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