Controvérsias em torno dos “Casais” de O Boticário: o acontecimento e a afetação dos públicos

Autores

  • Terezinha Silva UFMG
  • Tiago Barcelos Pereira Salgado UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.06

Resumo

O artigo se debruça sobre a repercussão público-midiática do vídeo “Casais”, uma das peças da campanha publicitária para o Dia dos Namorados da marca de perfumes e cosméticos O Boticário. À luz das noções de acontecimento e controvérsia, buscamos identificar quais os públicos que se formaram em torno do debate suscitado por esse produto audiovisual e os modos como eles foram afetados e se posicionaram frente à querela. Procedemos à análise do comercial e de um corpus constituído por textos a respeito do assunto publicados em diferentes sites noticiosos e por comentários dos leitores a essas publicações. Evidenciamos as maneiras como a controvérsia “Casais” polariza dois conjuntos de públicos e os seus posicionamentos contrapostos sobre a questão pública discutida, focados em definir se a peça publicitária é ou não “desrespeitosa à família e à sociedade brasileira” por incluir e reconhecer relações homoafetivas.

Palavras-chave: acontecimento, campanha “Casais” de O Boticário, controvérsia pública.

Biografia do Autor

Terezinha Silva, UFMG

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Université Paris Ouest Nanterre (co-tutela). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG) e professora  colaboradora do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Tiago Barcelos Pereira Salgado, UFMG

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Mestre e epsecialista pela mesma instituição. Pesquisador do Centro de Convergência de Novas Mídias (UFMG). Bolsista pela CAPES.

Downloads

Publicado

2016-01-14

Edição

Seção

Artigos