Controvérsias em torno dos “Casais” de O Boticário: o acontecimento e a afetação dos públicos
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.73.06Resumo
O artigo se debruça sobre a repercussão público-midiática do vídeo “Casais”, uma das peças da campanha publicitária para o Dia dos Namorados da marca de perfumes e cosméticos O Boticário. À luz das noções de acontecimento e controvérsia, buscamos identificar quais os públicos que se formaram em torno do debate suscitado por esse produto audiovisual e os modos como eles foram afetados e se posicionaram frente à querela. Procedemos à análise do comercial e de um corpus constituído por textos a respeito do assunto publicados em diferentes sites noticiosos e por comentários dos leitores a essas publicações. Evidenciamos as maneiras como a controvérsia “Casais” polariza dois conjuntos de públicos e os seus posicionamentos contrapostos sobre a questão pública discutida, focados em definir se a peça publicitária é ou não “desrespeitosa à família e à sociedade brasileira” por incluir e reconhecer relações homoafetivas.
Palavras-chave: acontecimento, campanha “Casais” de O Boticário, controvérsia pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.