Dos regimes aos gradientes de interação no consumo televisivo: SuperStar, um reality show nascido para ser interativo

Autores

  • Carlos Henrique Sabino Caldas Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Bruno Jareta de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Octávio Nascimento Neto Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.70.03

Resumo

O presente artigo busca apreender as mudanças nas relações de comunicação e formas de consumo televisivo, pautados pelos conteúdos interativos, possibilitados pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas. Ao se entender que há uma alteração no modo de consumir e produzir no que diz respeito à comunicação televisual em plena era da convergência midiática, observa-se que a interatividade passa a ser utilizada como um recurso de formas de produção e consumo na contemporaneidade. Após a realização de um recenseamento das interações mediadas em ambientes informáticos a partir da linguagem e dos estudos da comunicação, aborda-se a problemática das interações mediadas no consumo televisivo a partir dos rituais de consumo de Eneus Trindade e Clotilde Perez (2014), da sociossemiótica de Eric Landowski (2009) e dos estudos de José Luiz Braga (2012) sobre a interação no contexto da comunicação e seus gradientes. O corpus da análise será o reality show SuperStar e seu aplicativo para smartphones e tablets.

Palavras-chave: interatividade, televisão, rituais de consumo, sociosemiótica, gradientes de interação.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela UNIP (2003), especialização em Arte Educação pela UNESP (2010), mestrado em Comunicação pela UNESP (2013) e atualmente cursa o doutorado em comunicação pela UNESP. É bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial B do CNPq no projeto Global ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos - Uma nova proposta de avanço para o futuro e membro do GEA (Grupo de Pesquisa em Estudos Audiovisuais da UNESP). Tem experiência na área de Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídias digitais, práticas interacionais, videoclipe interativo, sociosemiótica, práticas de consumo e convergência midiática. Atualmente atua nas áreas de produção e pós-produção de vídeo digital e em particular com criação e realização de obras audiovisuais interativas para mídias digitais.

Bruno Jareta de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Graduado em Comunicação Social: Radialismo pela mesma universidade (2010). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Audiovisual, atuando principalmente nos temas: comunicação, televisão, narrativas, interatividade, semiótica e convergência midiática. É membro do GEA (Grupo de Estudos do Audiovisual) da UNESP e do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Octávio Nascimento Neto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bacharel (2010) em Comunicação Social - Habilitação em Rádio e TV pela UNESP. Atualmente é editor de imagens na TV Unesp, anteriormente trabalhou na TBR Produções no período de abr/2011 a abr/2014. Como experiência acadêmica, principalmente, realizou 3 curtas-metragem, 2 programas de TV, 2 documentários e 1 longa interativo para internet. Membro do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais) da FAAC-UNESP, desde 2011.

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Publicado

2015-02-25

Edição

Seção

Artigos