Dos regimes aos gradientes de interação no consumo televisivo: SuperStar, um reality show nascido para ser interativo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.70.03Resumo
O presente artigo busca apreender as mudanças nas relações de comunicação e formas de consumo televisivo, pautados pelos conteúdos interativos, possibilitados pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas. Ao se entender que há uma alteração no modo de consumir e produzir no que diz respeito à comunicação televisual em plena era da convergência midiática, observa-se que a interatividade passa a ser utilizada como um recurso de formas de produção e consumo na contemporaneidade. Após a realização de um recenseamento das interações mediadas em ambientes informáticos a partir da linguagem e dos estudos da comunicação, aborda-se a problemática das interações mediadas no consumo televisivo a partir dos rituais de consumo de Eneus Trindade e Clotilde Perez (2014), da sociossemiótica de Eric Landowski (2009) e dos estudos de José Luiz Braga (2012) sobre a interação no contexto da comunicação e seus gradientes. O corpus da análise será o reality show SuperStar e seu aplicativo para smartphones e tablets.
Palavras-chave: interatividade, televisão, rituais de consumo, sociosemiótica, gradientes de interação.
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