O ativismo político no portal de notícias G1: um discurso criminalizante

Autores

  • Roberto Bitencourt da Silva Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ-Rio/FAETEC/SECT-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.70.02

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo o discursoveiculado pelo portal de notícias da Globo nainternet, o G1, a respeito dos ativistas políticos presosao fi nal da Copa do Mundo de futebol, na cidadedo Rio de Janeiro. Tem como propósito mapearalguns aspectos de uma narrativa jornalística que senorteou pela tendência a operar com a criminalizaçãodas manifestações e dos ativistas políticos. Objetivoadicional é demonstrar uma retórica que legitimouas ações repressivas nas ruas, conformandouma conservadora percepção da democracia e dosatores sociais concebidos como ilegítimos. Quantoao recorte temporal da análise, selecionamos, sobretudo,matérias publicadas no intervalo dos dias 12 a25 de julho de 2014.

Palavras-chave: G1, ativismo político, discurso.

Biografia do Autor

Roberto Bitencourt da Silva, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ-Rio/FAETEC/SECT-RJ.

Doutor em História (UFF) e mestre em Ciência Política (UFRJ). Autor do livro "Alberto Pasqualini - trajetória política e pensamento trabalhista", Niteroi: EdUFF; Rio de Janeiro: Faperj, 2013. Coordenador e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, mantido pela Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro - FAETERJ-Rio/FAETEC/SECT-RJ.

Downloads

Publicado

2015-02-20

Edição

Seção

Artigos