O ativismo político no portal de notícias G1: um discurso criminalizante
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.70.02Resumo
O artigo tem como objeto de estudo o discursoveiculado pelo portal de notícias da Globo nainternet, o G1, a respeito dos ativistas políticos presosao fi nal da Copa do Mundo de futebol, na cidadedo Rio de Janeiro. Tem como propósito mapearalguns aspectos de uma narrativa jornalística que senorteou pela tendência a operar com a criminalizaçãodas manifestações e dos ativistas políticos. Objetivoadicional é demonstrar uma retórica que legitimouas ações repressivas nas ruas, conformandouma conservadora percepção da democracia e dosatores sociais concebidos como ilegítimos. Quantoao recorte temporal da análise, selecionamos, sobretudo,matérias publicadas no intervalo dos dias 12 a25 de julho de 2014.
Palavras-chave: G1, ativismo político, discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.