Constituição do Campo da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/924Resumo
O artigo procura explicitar pontos principais para uma caracterização do campo de estudos em Comunicação – sua possível constituição como disciplina do conhecimento; a questão da interdisciplinaridade; perspectivas referentes aos objetos de estudo, dando ênfase ao ângulo “interação social” e ao tema “mídia”; o problema do compartilhamento do estudo sobre os fenômenos comunicacionais com as demais ciências humanas e sociais; a questão da constituição interna do campo, como explicitação de sua diversidade; e as relações entre o fenômeno e os contextos socioculturais. Cada um desses aspectos é abordado em dois momentos – conforme percebidos na primeira publicação do artigo, em 2001; e em anotações atuais, que procuram explicitar reflexões complementares ocorridas nos dez anos de intervaloO artigo procura explicitar pontos principais para uma caracterização do campo de estudos em Comunicação – sua possível constituição como disciplina do conhecimento; a questão da interdisciplinaridade; perspectivas referentes aos objetos de estudo, dando ênfase ao ângulo “interação social” e ao tema “mídia”; o problema do compartilhamento do estudo sobre os fenômenos comunicacionais com as demais ciências humanas e sociais; a questão da constituição interna do campo, como explicitação de sua diversidade; e as relações entre o fenômeno e os contextos socioculturais. Cada um desses aspectos é abordado em dois momentos – conforme percebidos na primeira publicação do artigo, em 2001; e em anotações atuais, que procuram explicitar reflexões complementares ocorridas nos dez anos de intervalo.Downloads
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