A narratividade como categoria estratégica para a produção de um jornal popular massivo
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar como a categoria da narratividade condiciona as condições de produção do jornal popular massivo Diário Gaúcho, editado no Rio Grande do Sul pela RBS. Para isso, observamos o processo produtivo e o discurso dos produtores sobre a prática jornalística. Comprovamos, em nossa observação, a importância da narratividade como estratégia de produção, ancorada no critério jornalístico identificado por Wolf (1995) como “interesse do público”. Segundo a perspectiva que norteia esta análise, os jornalistas estão condicionados pela imagem que fazem do público leitor do jornal, enquadrado no conceito de jornal popular massivo.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.