Técnicas de vigilância e punição: o discurso da mídia sobre o professor e a escola
Resumo
Na visão foucaultiana, o poder é uma estratégia e seus efeitos são atribuíveis a disposições, manobras, técnicas e funcionamentos. Baseado nesse princípio, este estudo tem por objetivo discutir as relações estabelecidas entre sujeito, discurso e identidade por meio da análise de textos produzidos pela mídia acerca de professores do ensino público e da escola. Defendemos que o discurso produzido pela mídia funciona como uma regulação produzida, aprovada e controlada pelo Estado que constitui a identidade do sujeito-professor. Contudo, essa identidade é contraditória e esse sujeito, ao mesmo tempo, aceita as acusações, confessa suas faltas e resiste aos modos como é representado na mídia. O texto discute alguns dos mecanismos utilizados para produzir esse discurso, baseando-se em textos da fase genealógica de Michel Foucault, e analisa artigos de jornais publicados nos últimos cinco anos e relatos de professores em um curso oferecido na universidade.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.