Quando o jornalismo virou notícia: os enquadramentos da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo
Resumo
O trabalho analisa as relações da mídia brasileira com o governo Lula, a partir das notícias que repercutiram a proposta de criação de um Conselho Federal de Jornalismo, em agosto de 2004. As notícias sobre o projeto, apresentado junto com uma série de medidas na área da cultura, deram margem ao surgimento de uma arena de briga pelo poder entre os meios de comunicação e o governo federal, respingando na imagem pública do presidente. Trabalhamos aqui com a hipótese de que, na verdade, o que esteve em jogo foi o poder de controlar, fiscalizar e determinar a ação dos jornalistas, disputado, então, entre o governo e as empresas de comunicação. Estas últimas, por sua vez, trataram de demarcar e confirmar o seu espaço no comando das atividades diárias dos profissionais do jornalismo. Aplicando o conceito de enquadramentos noticiosos à análise das matérias publicadas nas principais revistas semanais do país (Veja, Istoé, Carta Capital e Época) na mesma semana de agosto, buscamos demonstrar como se deu a construção dessa cena de embate político.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.