Quando o jornalismo virou notícia: os enquadramentos da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo

Autores

  • Sônia Pedrosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Resumo

O trabalho analisa as relações da mídia brasileira com o governo Lula, a partir das notícias que repercutiram a proposta de criação de um Conselho Federal de Jornalismo, em agosto de 2004. As notícias sobre o projeto, apresentado junto com uma série de medidas na área da cultura, deram margem ao surgimento de uma arena de briga pelo poder entre os meios de comunicação e o governo federal, respingando na imagem pública do presidente. Trabalhamos aqui com a hipótese de que, na verdade, o que esteve em jogo foi o poder de controlar, fiscalizar e determinar a ação dos jornalistas, disputado, então, entre o governo e as empresas de comunicação. Estas últimas, por sua vez, trataram de demarcar e confirmar o seu espaço no comando das atividades diárias dos profissionais do jornalismo. Aplicando o conceito de enquadramentos noticiosos à análise das matérias publicadas nas principais revistas semanais do país (Veja, Istoé, Carta Capital e Época) na mesma semana de agosto, buscamos demonstrar como se deu a construção dessa cena de embate político.

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