O risco e o jornalismo econômico
Resumo
Partindo do pressuposto que risco é um conceito central na sociedade contemporânea, este artigo visa discutir justamente seu papel na construção da notícia de economia. Este propósito nos leva a uma questão central: como a preocupação com o risco movimenta e pauta o jornalismo econômico? A articulação entre o conceito de risco, o sistema econômico e a mídia se dará a partir de referências teóricas que vão ajudar a fundamentar e a desenvolver o texto – principalmente as reflexões de autores como Ulrich Beck (1992), Niklas Luhmann (1993), Peter Bernstein (1997), Paulo Vaz (1999) e Mary Jane P. Spink (2001; 2002) – e também de resultados de pesquisas feitas em edições dos dois jornais de maior circulação no país: Folha de S. Paulo e O Globo.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.