Correntes teóricas de estudo da comunicação
Resumo
O texto apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto a 18 manuais de teoria da comunicação, nove estrangeiros e nove nacionais, representando distintas filiações teóricas e pontos de vista. O objetivo foi identificar as teorias da comunicação mais freqüentes nesses manuais. São discutidos os critérios para a escolha dos manuais e para a identificação de correntes teóricas. Entre os resultados encontrados destacam-se: a) identificação de mais de 70 teorias, sendo 38 delas presentes em pelo menos três manuais; b) apenas três teorias presentes em todos os manuais analisados; c) grande quantidade de correntes teóricas de outras disciplinas científicas; d) diferentes classificações dos manuais quanto à identificação de escolas, teorias e inserção dos pesquisadores do campo.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.