História do jornalismo no Brasil: um balanço conceitual
DOI:
https://doi.org/10.4013/5785Resumo
O objetivo do artigo é fazer um balanço crítico das tendências dos estudos cujo foco é a análise histórica do jornalismo brasileiro. Identificando, num primeiro momento, as recorrências teórico-conceituais desses estudos, propõe a construção de uma história da comunicação como um sistema, no qual estão envolvidas diversas questões. Entre elas destacamos a adoção dos parâmetros da teoria da história, a visualização do caráter narrativo das descrições históricas e, sobretudo, a adoção da noção de sistemas de comunicação.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.