A dimensão política da censura moral

Autores

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo
  • Eliza Bachega Casadei Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/212

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as palavras censuradas em peças teatrais. As peças estudadas pertencem ao Arquivo Miroel Silveira, que reúne os processos de censura teatral do Estado de São Paulo encaminhados durante o período de 1925 a 1970. O Arquivo é objeto de um amplo projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP, que inclui a presente pesquisa. Nós classificamos os cortes e, pela sua frequência, chegamos a uma visão quantitativa em relação a cada tipo de censura. A observação comparativa da freqüência nos permitiu tirar conclusões sobre as peculiaridades da censura e suas mobilizações, de acordo com o contexto social ou político. Permitiu, também, determinar os aspectos da natureza da censura, seus efeitos e significações sociais. Os resultados de tal investigação foram publicados no ano passado. Neste trabalho pretendemos partilhar algumas perguntas sobre estes resultados.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo

Profª. Drª. Mayra Rodrigues GOMES

Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e líder de projetos com apoio do CNPq e da FAPESP, é autora, entre outros, dos livros Jornalismo e Ciências da Linguagem, Poder no Jornalismo e Jornalismo e Filosofia da Comunicação. mayragomes@usp.br.

Eliza Bachega Casadei, Universidade de São Paulo

Eliza Bachega CASADEI

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (com bolsa CNPq) e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição. É autora do livro "Saiu da História para entrar nas revistas: enquadramentos da memória coletiva sobre Getulio Vargas em Veja, Realidade e Time". elizacasadei@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2010-06-08

Edição

Seção

Artigos