Mídia e sociedade: sistema de resposta social e a revista piauí

Autores

  • Maria Cristina Leite Peixoto Uni-BH-Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Roberto Romero Ribeiro Júnior Centro Universitário de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.4013/208

Resumo

Resumo

O compromisso do jornalismo com a sociedade vai além do monitoramento das tomadas de decisão do governo. Também faz parte da missão democrática da imprensa tornar conhecida a existência de diferentes modos de vida, de maneira que não só as minorias reconhecidas como tais, mas também os homens comuns tenham a chance de manifestar suas idéias e assim participar do processo de construção da democracia. Esse princípio foi retomado pela revista piauí, o que a torna importante como objeto de interesse dos debates atuais sobre o papel da mídia.

É também interessante analisar a publicação pelo ângulo do sistema de resposta social que desencadeia, tal como analisado por José Luiz Braga em seu livro A sociedade enfrenta sua mídia (2006). O reconhecimento de que a sociedade atribui um sentido social às ações e produtos oriundos dos meios de comunicação leva à constatação da existência de um sistema de resposta social, potencialmente gerador de um debate social profícuo e de um posicionamento mais crítico e participativo da sociedade. A seção de cartas da revista piauí constitui um foco interessante para pensar na possibilidade “de efetivas incidências sobre a qualidade de produção e o aperfeiçoamento dos processos sociais midiáticos”, tal como nos mostra Braga.


Biografia do Autor

Maria Cristina Leite Peixoto, Uni-BH-Centro Universitário de Belo Horizonte

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências Humanas - Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora do Centro Universitário de Belo Horizonte-Uni-BH. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: religião, tradição e modernidade, mídia, cultura

Roberto Romero Ribeiro Júnior, Centro Universitário de Belo Horizonte

Graduando em Ciências Sociais(UFMG) e Comunicação Social - Jornalismo (UNIBH). Bolsista do Programa de Ensino Tutorial em Ciências Sociais (PET/SeSu-MEC). Membro do Laboratório de Etnologia e do Filme Etnográfico (LEFE).

Downloads

Publicado

2010-06-14

Edição

Seção

Artigos