ESTRUTURAÇÃO DO PODER NAS SOCIEDADES ANÔNIMAS
Resumo
A sociedade anônima é o mais eficiente meio de exploração da atividade empresarial. Não qualquer atividade empresarial, mas sim aquela de grande porte, a que necessita de investimentos vultosos: terreno onde se afigura como o mais adequado dos veículos societários disponíveis ao empreendedor. Não seria exagero dizer que a sociedade anônima, por todas as características que encerram esse tipo (limitação da responsabilidade dos sócios, livre transferibilidade das participações societárias, elasticidade do quadro societário, perpetuidade do capital, etc.), contém o “DNA” dos grandes negócios, por ser especialmente projetada para a captação da poupança popular e sua alocação no setor produtivo, impulsionando o desenvolvimento econômico.
Referências
ASCARELLI, Tullio. Corso di diritto commerciale: introduzione e teoria dell'impresa. 3. ed.. Milano: Dott. A. Giuffrè Editore, 1962.
BERLE, Adolf; MEANS, Gardiner. A moderna sociedade anônima e a propriedade privada. Trad. de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
COELHO, Fábio Ulhoa. Profissão: minoritário. In: MONTEIRO DE CASTRO, Rodrigo R.; ARAGÃO, Leandro Santos de (orgs.). Sociedade anônima – 30 anos da Lei n. 6.404/76. São Paulo: Quartier Latin, 2007. p. 146-155.
COMPARATO, Fábio Konder; SALOMÃO FILHO, Calixto. O poder de controle na sociedade anônima. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
GALBRAITH, John Kenneth. O novo Estado industrial. Trad. de Leônidas Gontijo de Carvalho. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
GARRIGUES, Joaquín. Problemas atuais das sociedades anônimas. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1982.
GUERREIRO, José Alexandre Tavares. Sociedade anônima: poder e dominação. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro, Nova Série, ano 23, n. 53, p. 73-80, jan. / mar. 1984.
LA PORTA, Rafael; LOPEZ DE SILANES, Florencio; SHLEIFER, Andrei. Corporate ownership around the world. Harvard Institute of Economic Research Paper No. 1840, 1998. Disponível em: <http://ddrn.com/abstract=103130>. Acesso em: 20 fev. 2008.
LAMY FILHO, Alfredo; PEDREIRA, José Luiz Bulhões. A Lei das S.A. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.
MACEDO, Ricardo Ferreira. Controle não societário. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
MICKLETHWAIT, John; WOOLDRIDGE, Adrian. A Companhia: breve história de uma ideia revolucionária. Trad. de S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
RIPERT, Georges. Aspectos jurídicos do capitalismo moderno. São Paulo: Freitas Bastos, 1947.
SALOMÃO FILHO, Calixto. Sociedade unipessoal. São Paulo: Malheiros, 1995.
VALVERDE, Trajano de Miranda. Sociedade por ações: comentários ao decreto-lei 2.627 de 26 de setembro de 1940, vol. I (arts. 1º a 73). 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1959.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.