UTILIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPLIANCE COMO CONTRIBUIÇÃO AO ALCANCE DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 8
Abstract
O estudo tem como objetivo geral contribuir para o alcance do trabalho decente para todas as mulheres e homens e igualdade salarial, na medida em que as organizações se utilizem dos programas de compliance. Para tanto, os objetivos específicos são de (i) contextualizar a Agenda 2030 da ONU; (ii) analisar o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável de nº 8; e (iii) verificar como se dá a utilização dos programas de compliance e sua convergência para o alinhamento do trabalho decente para todas e todos. O problema que a pesquisa enfrenta é o de como efetivar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 por parte das empresas. A hipótese é a de que, através da utilização dos programas de compliance, há a possibilidade de promoção do trabalho decente e cumprimento do ODS nº 8 da Agenda 2030 da ONU. Como metodologia de pesquisa, o método utilizado foi indutivo, pois, partiu-se da investigação particular do ambiente de trabalho e dos trabalhadores, para apresentar resposta de âmbito organizacional, como a utilização dos programas de compliance. Já, como técnicas de pesquisa, a aplicação qualitativa e exploratória descritiva, consistente na pesquisa bibliográfica e documental, considerando material disponível em livros, artigos científicos, leis, sites, bem como a análise de matérias correlatas, condizentes com o problema proposto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.