A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO NA AUTOMAÇÃO DAS ATIVIDADES JURÍDICAS NA PERSPECTIVA DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Abstract
O artigo procura compreender os avanços tecnológicos que promovem a automação das atividades jurídicas, no cenário da Quarta Revolução Industrial, sob a visão da análise econômica do Direito, justamente em relação a proposta de redução ou eliminação dos custos de transação. Utilizou-se uma abordagem a partir de Bruno Latour que trata da interação de humanos e não humanos, demonstrando que máquinas e humanos cada vez mais, em uma velocidade exponencial, seguindo para a automação propriamente dita e a observação de que não basta a euforia de substituição dos empregos, devendo analisar quais categorias, economicamente falando, seriam possíveis de serem substituídas considerando que algumas atividades decorrer da capacidade cognitiva, inerente apenas aos humanos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.