A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS: UM REDUTOR DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Abstract
O texto que aqui se inicia tem por objeto analisar, em primeiro lugar, alguns conceitos existentes sobre a IA, bem como a sua dificuldade de conceituá-la de forma uníssona. Ainda, será demonstrado ao leitor que a dificuldade de conceituar a IA, na verdade, facilitou a pesquisa e o desenvolvimento da área.Ainda, recentemente, a inteligência artificial, ao ser aplicada aos Tribunais brasileiros, tem mudado o dia-a-dia dos mesmos e de que forma esta nova tecnologia reduzirá custos de transação nos processos judiciais para as partes e, até mesmo, para o próprio Poder Judiciário.Será analisado, também, os possíveis limites que a IA possui em sua aplicação. Por exemplo, podemos conceber que as sentenças e acórdãos passem a não ser proferidos por seres humanos? Uma decisão de mérito proferida pela inteligência artificial seria válida? Teria condições de analisar todas as questões de fato e direito analisadas em cada ação judicial?Enfim, são dúvidas recentes que serão analisadas no presente trabalho.Downloads
Issue
Section
License
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.