Da Não Incidência de ISS sobre Atividades-Meio na Indústria do Arroz: Uma Análise Normativista e Institucional

Authors

  • Lucas Pacheco Vieira Antônio Meneghetti Faculdade (AMF)
  • Pablo Augusto Lima Mourão
  • Alexandre Carter Manica

Abstract

O presente artigo tem por objeto a análise da tributação das atividades-meio na indústria do arroz pelo imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS). O estudo foi realizado sob as perspectivas normativista e institucional. Em primeiro lugar, examinaram-se a Constituição Federal, a legislação, a literatura especializada e a jurisprudência dos Tribunais sobre o assunto. Posteriormente, avaliou-se os efeitos institucionais promovidos pela possibilidade de tributação pelo ISS das referidas atividades na agroindústria orizícola, que restou materializada por autuações fiscais municipais e discutida em processos judiciais perante a Justiça Estadual do Rio Grande do Sul.

Author Biographies

Lucas Pacheco Vieira, Antônio Meneghetti Faculdade (AMF)

Mestre em Direito da Empresa e dos Negócios pela UNISINOS. Especialista em Direito Tributário pela PUCRS/IET. Professor de Direito Administrativo e Direito Tributário da AMF (Antônio Meneghetti Faculdade). Advogado.

Pablo Augusto Lima Mourão

Especialista em Direito Societário pelo Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais (INEJE). Pós-Graduando no MBA em Agronegócios da USP/ESALQ. Advogado.

Alexandre Carter Manica

Advogado.

Published

2026-08-11