WEB SERVICES E APIS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JUDICIÁRIA DOS PROCESSOS DIGITAIS
Abstract
O presente artigo tem como objetivo diagnosticar o estágio atual de desenvolvimento tecnológico e disponibilização de web services e das interfaces de programação de aplicações (APIs) pelo Poder Judiciário para a consulta e a prática de atos processuais de forma automatizada ao público em geral. As APIs e web services são instrumentos fundamentais para a inovação da gestão judiciária brasileira e, também, representam um mecanismo seguro para propor novos caminhos de cooperação entre o Estado e o setor privado que atuam nas múltiplas instâncias judiciais. Instrumentos tecnológicos como APIs públicas e web services fazem parte das estratégias do Modelo Nacional de Interoperabilidade do Poder Judiciário e do Ministério Público (MNI), o qual garante acesso às instituições públicas e privadas de forma ampla. Daí porque a temática abordada neste artigo traz grande impacto à comunidade jurídica, ganha relevância prática em razão da multiplicidade de sistemas de tramitação e controle processual judicial, os quais criam barreiras para garantir o acesso equânime aos tribunais brasileiros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.