Reflexões sobre jornalismo e algoritmos na ambiência da esfera pública midiatizada
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.05Palabras clave:
esfera pública, midiatização, algoritmos, jornalismo, representações sociaisResumen
Este artigo tem como objetivo caracterizar o jornalismo na ambiência da esfera pública midiatizada, com foco no papel das redes sociais e dos algoritmos no contexto da polarização e da crise da democracia no Brasil. Para isso, utilizamos um conjunto de aportes que vão desde as teorias da midiatização, perpassando pela a esfera pública habermasiana, bem como conceitos da psicologia social, para analisar eventos sociais no Brasil desde 2013, um ano crucial marcado por conflitos e polarização que afetam o debate público atual. Entre diferentes abordagens e análises, nossa proposta é refletir sobre o aspecto comunicativo dos processos no espaço público contemporâneo. Acreditamos que existe uma crise global no conceito de sociedade moderna, que está a ter um impacto negativo na democracia, nos meios de comunicação social e no jornalismo, levando à criação de um espaço público contemporâneo que é dividido, menos racional e mais emocional, moldado pela lógica comunicativa algorítmica das empresas de tecnologia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Questões Transversais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).