Atividades humanas, comunicação e as faces do consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2022.1019.02

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Atividade Humana, Pós-modernidade

Resumo

Nesse artigo pretende-se analisar o desenvolvimento do consumo partindo do debate das atividades humanas de Hannah Arendt, da antropologia do consumo de Grant McCracken e das etapas do consumo de Gilles Lipovetsky, para compreender como essa atividade, desde a organização das grandes civilizações até a atualidade, vem se tornando uma ação que norteia o pensamento da sociedade pós-moderna. Desse percurso deverá ser destacado o consumo do humano em seu período essencialmente nômade, passando pelo início da Idade Moderna, e as transformações após a Revolução Industrial. Será observado, também, como as transformações nos meios de comunicação interferem com a dinâmica do consumo, de acordo com Marshall McLuhan e Henry Jenkinsins.

Biografia do Autor

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Pesquisador do Grupo de pesquisa Observatório da Imagem e pesquisador no grupo de pesquisa (CNPQ) Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor e Ilustrador com os seguintes livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012).  O Livro dos Labirintos (2004). Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as Palavras (2014), O que é preciso para voar (2020). Pesquisador e Autor de artigos científicos das áreas de Comunicação, Sociologia Aplicada, Artes e Semiótica.

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

DUGNANI, P. Atividades humanas, comunicação e as faces do consumo. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 10, n. 19, 2022. DOI: 10.4013/qt.2022.1019.02. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/22612. Acesso em: 29 abr. 2025.